Foto: www.clipartof.com
Durante a visita a uma indústria de alimentos localizada na região de Jundiaí, em São Paulo, o Diretor Industrial falava sobre a história da empresa, e em determinado momento fez um comentário que me chamou muito a atenção:
Quando vivíamos momentos de alta inflação no Brasil, nossos vendedores tiravam os pedidos nos clientes e recebiam um cheque como pagamento antecipado das mercadorias para garantir o preço do dia, já que a tabela de preços mudava diariamente. Como naquela época o vendedor tinha que fazer vários cálculos e transcrevê-los manualmente no pedido, após a conferência desses pedidos, era comum encontrar erros de arredondamento, causando pequenas diferenças de valor (geralmente centavos) a favor da nossa empresa.
Quando isso acontecia, nosso presidente fazia questão de enviar a cada cliente um cheque com o valor que havíamos cobrado a mais; um cheque que na maioria das vezes não passava da casa dos centavos. Isso pode parecer uma ação desnecessária em função do valor irrisório, ou operacionalmente complexa, já que bastaria registrar um crédito a favor do cliente que pudesse ser utilizado na próxima compra.
Mas com essa simples atitude, além de conquistarmos a confiança de nossos clientes, que permanece até os dias de hoje, nosso presidente transmitiu a todos os colaboradores, sem uma palavra sequer, uma mensagem clara, simples, direta, profunda e impactante: “Os principais valores desta empresa são: honestidade, confiança e transparência. Esta é a marca que queremos deixar”.
Esta atitude marcou a empresa de tal maneira, que hoje, mais de 20 anos após este período, o índice de satisfação de nossos clientes é de 92%, acabamos de ser eleitos como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, e duplicamos nosso tamanho e faturamento nos últimos 5 anos.
Quando vivíamos momentos de alta inflação no Brasil, nossos vendedores tiravam os pedidos nos clientes e recebiam um cheque como pagamento antecipado das mercadorias para garantir o preço do dia, já que a tabela de preços mudava diariamente. Como naquela época o vendedor tinha que fazer vários cálculos e transcrevê-los manualmente no pedido, após a conferência desses pedidos, era comum encontrar erros de arredondamento, causando pequenas diferenças de valor (geralmente centavos) a favor da nossa empresa.
Quando isso acontecia, nosso presidente fazia questão de enviar a cada cliente um cheque com o valor que havíamos cobrado a mais; um cheque que na maioria das vezes não passava da casa dos centavos. Isso pode parecer uma ação desnecessária em função do valor irrisório, ou operacionalmente complexa, já que bastaria registrar um crédito a favor do cliente que pudesse ser utilizado na próxima compra.
Mas com essa simples atitude, além de conquistarmos a confiança de nossos clientes, que permanece até os dias de hoje, nosso presidente transmitiu a todos os colaboradores, sem uma palavra sequer, uma mensagem clara, simples, direta, profunda e impactante: “Os principais valores desta empresa são: honestidade, confiança e transparência. Esta é a marca que queremos deixar”.
Esta atitude marcou a empresa de tal maneira, que hoje, mais de 20 anos após este período, o índice de satisfação de nossos clientes é de 92%, acabamos de ser eleitos como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, e duplicamos nosso tamanho e faturamento nos últimos 5 anos.
Todo ambiente tem a “marca do líder”. Qual é a marca você quer deixar? Qual é a marca que você tem deixado?
Se realmente desejamos construir um mundo melhor, cheio de fé, amor, respeito, esperança e dignidade, como líderes, precisamos plantar esta semente agora por meio de decisões, ações e atitudes que sirvam de exemplo e que influenciem positivamente aqueles que estão à nossa volta, impactando de tal maneira suas vidas a ponto de inspirá-los a agirem da mesma maneira.
Se realmente desejamos construir um mundo melhor, cheio de fé, amor, respeito, esperança e dignidade, como líderes, precisamos plantar esta semente agora por meio de decisões, ações e atitudes que sirvam de exemplo e que influenciem positivamente aqueles que estão à nossa volta, impactando de tal maneira suas vidas a ponto de inspirá-los a agirem da mesma maneira.
“As atitudes do meu líder falam tão alto, que eu não consigo ouvir sua voz, porque suas palavras movem, mas seus exemplos arrastam!”
Assista a este vídeo…
Endereço do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=p3d6ZsYEX58
Marco Fabossi
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