quarta-feira, 30 de novembro de 2011
50 Lições de Liderança - Baixe já
Você acha que estes são tempos loucos? você ainda não viu nada! tudo vai ficar muito
mais louco, turbulento e difícil.
Por Tom Peters
PRODUTO ESCASSO
Senhoras e senhores, “coloquem o cinto de segurança”. Por favor, voltem imediatamente para os seus lugares! Certifiquem-se de que suas mesinhas estão travadas. Coloquem o assento na posição vertical. Agora, controlem-se: estamos entrando em tempos turbulentos! Os últimos anos foram definitivamente loucos. Para os próximos cinco, teremos de passar de loucos a completamente loucos. Nossa vida profissional será recheada de altas apostas, alto risco, incerteza e ambigüidade. E, claro, desempenho rigoroso. Você terá de inventar a própria carreira, estabelecer sua marca e promover seu projeto individual.
Nesse caos, uma nova liderança vai emergir como o elemento mais importante do mundo dos negócios. E liderança, diz o guru Tom Peters, é o atributo que tem a maior demanda e a menor oferta no mercado. “Isso quer dizer que, nos próximos cinco anos, teremos de nos virar com uma nova lista de qualidades de liderança, não ortodoxa, não testada e talvez completamente aloucada”, diz Peters.
O blog LIDERH esta diponibilizando o resumo "Resumo - 50 Lições de Liderança - Tom Peters" para download Não deixa de conferir!
Desenvolvimento de liderança
"Liderança é um termo crescentemente evocado no campo do desenvolvimento. O sucesso de uma iniciativa social é, muitas vezes, atribuído à “qualidade da liderança”.
Gerar e gerir o conhecimento e a inovação, em ambiente de integração entre as pessoas, é o grande desafio das lideranças.Neste cenário, o desafio que se coloca para os líderes é a habilidade de gerenciar, influenciar, orientar para resultados, e – principalmente – desenvolver pessoas, com o objetivo final de alinhar e reter talentos, experiências e competências às estratégias da organização.
Também é comum o uso do termo para se referir à sua ausência, ou a “problemas de liderança” nas organizações. Normalmente, ao se falar em liderança, faz-se referência a uma pessoa, aquela que está à frente dos processos, em posição de tomada de decisão.
Liderança é um termo que desperta paixões no campo social: uns atribuem a ela um peso desproporcional, enquanto outros a desprezam, preferindo priorizar processos coletivos. Para os primeiros, são os “líderes” que produzem a verdadeira transformação. Para os outros, a ênfase no indivíduo não permite reconhecer a verdadeira natureza das mudanças. Sentidos diferentes são dados à mesma palavra: liderança, para alguns, resume-se ao conjunto de atributos de uma pessoa; para outras, refere-se ao desempenho ou aos resultados alcançados; na maioria das vezes liderança é tomada como sinônimo de autoridade: líder é o chefe.